Como Gravataí reduziu em cerca de 35% os índices de roubo de celulares
- Felipe Ramos
- 4 de ago. de 2025
- 2 min de leitura

Gravataí teve redução de cerca de 35% nos registros de roubo no município no primeiro semestre de 2025, segundo dados divulgados pelo Programa RS Seguro, da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS). De janeiro a junho deste ano, foram contabilizadas 274 ocorrências, contra 413 no mesmo período de 2024, confirmando o impacto positivo das estratégias de segurança adotadas pelo município.
A redução é atribuída pelo governo Luiz Zaffalon como resultado direto dos investimentos constantes e da atuação integrada da Prefeitura de Gravataí com as demais forças de segurança pública, como a Brigada Militar e a Polícia Civil, além do patrulhamento intensificado nas ruas pela Guarda Municipal (GM).
“Esses números refletem o quanto intensificamos as ações voltadas à segurança pública para termos uma cidade mais próspera e tranquila para se viver. Seguimos firmes no compromisso de manter Gravataí entre os municípios mais seguros do Rio Grande do Sul”, disse o prefeito.Monitoramento e presença nas ruasA Guarda Municipal de Gravataí, que conta com cerca de 210 agentes, vem adotando estratégias específicas para combater crimes contra o patrimônio, com destaque para o monitoramento em tempo real dos roubos a pedestres, principalmente os relacionados ao roubo de celulares, que seguem como os principais alvos dos criminosos.
“Gravataí se mantém com excelentes índices de segurança. Isso também é fruto do planejamento das nossas ações junto às demais forças de segurança. Atuamos sempre de forma integrada para evitarmos os crimes, preservarmos a ordem pública e atendermos a nossa população”, afirma o comandante da GM, Ciro Mello.
O coordenador de Operações da GM, Felipe Zenni, aponta que o foco no patrulhamento preventivo é essencial, sobretudo em áreas com maior incidência de roubos. Só no último mês, foram 32 ocorrências de roubo a pedestre, sendo três com subtração de celulares.
Os números locais seguem a tendência estadual de queda. Conforme o Anuário Brasileiro da Segurança Pública de 2025, o Rio Grande do Sul apresentou a menor taxa de roubo de celulares do país em 2024, com 27,9 casos a cada 100 mil habitantes — uma redução de 11,5% em relação ao ano anterior.
Atendimento 24h e canais de denúncia
A Guarda Municipal de Gravataí atua 24 horas por dia e está à disposição da população para o atendimento de ocorrências e recebimento de denúncias. Os contatos são:
Telefone 153 (Guarda Municipal)
(51) 3600.7634
(51) 3191.5000
(51) 3600.7640
(51) 3600.7637
Outros canais de emergência também seguem ativos:
Brigada Militar: 190
Corpo de Bombeiros: 193
Disque Denúncia: 181
Polícia Civil (Emergências): 197







Comentários