top of page

Gravataí inicia construção do novo CAPS III para ampliar atendimento em saúde mental

A Prefeitura de Gravataí deu início, nesta segunda-feira (31), às obras do novo Centro de Atenção Psicossocial III (Caps III), destinado ao cuidado de adultos com transtornos mentais graves e persistentes.

O serviço, que funcionará 24 horas por dia, incluindo finais de semana e feriados, visa ampliar e qualificar o atendimento oferecido pelo atual Caps II, além de integrar o programa municipal Avança Atenção Especializada, que busca expandir o acesso a consultas, exames e procedimentos especializados na cidade.

Com previsão de entrega em 12 meses, o Caps III contará com cinco leitos de acolhimento, equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais) e estrutura física acessível. O projeto é financiado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Durante a cerimônia, o prefeito Luiz Zaffalon destacou o compromisso com a saúde pública: “Investimos em todas as áreas de atenção à saúde, sempre com o objetivo voltado ao usuário. Este espaço irá qualificar ainda mais os atendimentos em saúde mental”. Já o vice-prefeito Dr. Levi Melo reforçou a prioridade do tema: “Ampliar o acesso a cuidados em saúde mental é fundamental. Saúde é prioridade”.

O secretário municipal da Saúde, Régis Fonseca, explicou que o Caps III complementará a rede de saúde mental do município, que já conta com outros três serviços: O Caps I, que atende crianças e adolescentes (até 18 anos), no Salgado Filho (Rua Madre Marta Maria, 35 – Tel.: 51 3600-7808), o Caps II, para adultos, no Centro (Rua Adolfo Inácio de Barcelos, 1135 – Tel.: 51 3600-7175) e o Caps AD III, focado em dependentes químicos, no Salgado Filho (Rua Antônio Afonso de Jesus, 85 – Tel.: 51 3600-7763).

Além das autoridades, estiveram no evento o presidente da Câmara Clebes Mendes, os vereadores Paulinho da Farmácia e Roger Corrêa, além de servidores da Secretaria Municipal da Saúde.

Como buscar ajuda

O atendimento inicia nas unidades básicas de saúde, que realizam o primeiro acolhimento e encaminhamentos. Casos urgentes podem procurar serviços de emergência. Os Caps atuam de forma comunitária, priorizando a reinserção social e o cuidado em liberdade, com atendimento por demanda espontânea ou encaminhamento.

A iniciativa reflete um avanço nas políticas públicas de saúde mental, alinhadas à necessidade de ampliação de serviços especializados, especialmente após os impactos da pandemia na saúde mental da população.

Comments


Acompanhe no Instagram

Notícias Cachoeirinha e Gravatái
Notícias Cachoeirinha e Gravatái

Compromisso com a

Comunidade

Navegação Rápida

Fique ligado

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube

Entre em contato 

Tel: (51) 51 98418-3032

rederiograndense@gmail.com

  • Instagram
  • Facebook
  • LinkedIn
  • YouTube
  • TikTok

© 2025 por Jornal da Cidade criado por Felipe Ramos

bottom of page