Restaurante popular oferece 11 mil refeições no primeiro semestre de 2025 em Cachoeirinha
- 11 de jul. de 2025
- 3 min de leitura

Em 2025, o Restaurante Popular de Cachoeirinha assumiu uma nova missão: além de alimentar as pessoas em vulnerabilidade, proporcionar a eles momentos de acolhimento. Comandado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SMCAS), o local ofereceu, no primeiro semestre deste ano, cerca de 11.300 refeições, um número que é celebrado.
De acordo com a coordenadora do Restaurante Popular, Hellen Costa Vieira, desde fevereiro deste ano, um grupo de convivência foi montado com os frequentadores do local. “São servidas 100 refeições diárias e começamos a convidar as pessoas que por ali passam para participar de atividades na parte da tarde. Nosso grupo começou com cinco pessoas e hoje já são 35, a maioria idosos”, conta.
Nas terças-feiras o grupo se reúne e participa de rodas de atividades, com diferentes temas. “Já trouxemos psicólogos, fizemos orientação de como usar o celular, temos parceria com a faculdade Cesuca e quem desejava estudar foi encaminhado para o EJA”, acrescenta. Além disso, um convênio com uma optometrista proporcionou que 50 idosos fizessem óculos a preço de custo. “Assim, eles puderam enxergar o mundo diferente”, explica.
E não para por aí. Uma vez por mês, os aniversários dos frequentadores são comemorados, com direito a parabéns e bolo. Até viagem para a praia e museus já foi realizada. “Viajar para muitos era algo distante. Tem gente que fez isso pela primeira vez na vida”, acrescenta Hellen.
Muito mais que comida
O secretário da SMCAS Nerisson Oliveira exalta o trabalho realizado no local. “Quando uma pessoa entra pela porta do restaurante, ela está de um jeito. Mas quando ela sai, está com a autoestima mudada, feliz e se percebe importante. Neste semestre, entregamos não só comida, mas um espaço de convivência, amor e oportunidade”, enfatiza.
Até uma biblioteca foi criada no local para que as pessoas pudessem ler ali ou levar alguma obra para casa. A ação contou com parceiros.
Planos para o futuro
O plano de ação criado neste ano para o Restaurante Pular foi uma maneira de reforçar esse compromisso que é oferecer uma refeição de qualidade para a população em situação de vulnerabilidade. “Com ele, passamos a atuar de forma mais estratégica, focando na melhoria contínua do serviço. Além disso, o plano nos permite avaliar resultados, corrigir falhas e adaptar ações conforme as necessidades da comunidade. Planejar é uma forma de cuidar melhor das pessoas que dependem desse serviço e nos ajuda a manter o foco nos resultados, sempre priorizando o bem-estar de quem mais precisa”, afirma a coordenadora Hellen.
Para o segundo semestre, entre os objetivos estão continuar e reforçar ainda mais a humanização do Restaurante Popular, ampliando as atividades oferecidas, utilizar mais o espaço, com ampliação de atividades como criação de uma horta suspensa, aulas de ginástica, atividades culturais, cursos, parcerias e criar um espaço de convivência na área dos fundos do Restaurante.
Quem pode frequentar
O Restaurante Popular é destinado a pessoas em vulnerabilidade social. Para frequentar, é necessário passar pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da sua região e fazer um cadastro. São servidas diariamente cem refeições ao custo de R$ 1.
O cardápio é balanceado elaborado por nutricionista. Todos os dias os frequentadores têm acesso a carboidratos, proteínas, saladas e um suco. Os almoços são servidos de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 13h. O Restaurante Popular está localizado na Rua Imbuí, 46.






Comentários