top of page

Sergio Peres assume o comando da Assembleia Legislativa do RS nesta terça-feira (03/02)

  • Foto do escritor: Elisandro Ronaldo Vieira Corso
    Elisandro Ronaldo Vieira Corso
  • há 59 minutos
  • 1 min de leitura

Em cerimônia marcada para as 14h desta terça-feira (3), o deputado estadual Sergio Peres (Republicanos) será empossado como o novo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul. Ele sucede Pepe Vargas (PT) no comando do Parlamento gaúcho, em conformidade com o acordo pluripartidário firmado pelas maiores bancadas no início da legislatura, que estabelece o rodízio anual da presidência.


Perfil e Trajetória

Natural de Santo Antônio da Patrulha, Sergio Peres é pastor evangélico ligado à Igreja Universal e um dos pioneiros de sua denominação na política gaúcha. Cumprindo seu terceiro mandato consecutivo (e quarto no total), Peres é reconhecido por sua atuação em pautas sociais e de infraestrutura, tendo sido crítico frequente dos valores de pedágios no estado.


Desafios da Gestão 2026

O mandato de Peres será marcado pelo clima de ano eleitoral, o que deve acirrar os debates em plenário. O novo presidente já comparou o cenário político de 2026 a um "Gre-Nal", prevendo discussões intensas entre governo e oposição. Entre suas prioridades, espera-se a continuidade de projetos voltados ao desenvolvimento regional e o fortalecimento do diálogo entre os poderes estaduais.


Composição da Mesa

A eleição da nova Mesa Diretora ocorre pouco antes da posse, consolidando nomes indicados pelas bancadas proporcionais. Além da presidência, serão definidos os ocupantes de quatro vice-presidências e quatro secretarias que conduzirão os trabalhos administrativos e legislativos até janeiro de 2027.


Matéria: Página Pio News

Comentários


bottom of page